28 de junho de 2010

Viver com maestria


Roberto Sion pensava em jogar futebol na adolescência, era fanático pelo Santos ao ponto de ter uma cadeira cativa, mas hoje em dia ele vive de outra paixão. A musica venceu como escolha profissional, não apenas a carreira no esporte, mas a psicologia. Aos 25 anos, depois de formado, Sion tomou a decisão que faz dele hoje, aos 63 anos, um reconhecido Maestro que sonha em retomar a carreira de solista, planeja um doutorado e não se importa em reiterar o clichê, aprende diariamente com seus alunos na Universidade Livre de música, ULM.


Influenciado por uma família onde quem não era músico era amante de música, Sion aprofundou-se nos estudos iniciados na infância, tornando-se não apenas um hábil saxofonista, mas flautista, clarinetista e pianista. Da mesma forma, não contentou-se em interpretar, Sion é compositor, professor e regente da Orquestra Jovem Jobim desde a formação desta, em 2001. É sua esposa quem melhor o define, “ele é como uma enzima: presente no processo todo, mas nunca consumido”. Talvez por isso Sion seja capaz de manter uma vida tão plural e, ainda assim, equilibrada. Talvez pela maneira como encara a profissão, ou o seu “dom”: “No fim a música é ilusão, a música é só o resultado. Procuro não ser egoísta e me fechar na música”.

Ele nos faz lembrar Oscar Niemeyer repetidas vezes ao afirmar que o importante são os amigos, a família, não a fama e o universo da arte. Fala dos pais, das filhas (uma dele e duas da esposa, todas dos primeiros casamentos), do amor pela poesia, em especial Drummond, e com reticências sobre a leitura de romances que deixara de lado aos poucos. É difícil encontrar algum resquício de pompa e orgulho naquela feição naturalmente ruborizada, ou naqueles olhos azuis calmos, num biotipo de avô – apesar das caminhadas que faz.

Sion surpreende ao revelar que mesmo nos melhores momentos de sua trajetória, que inclui episódios como tocar com a filarmônica de Jerusalém, com Michel Legrand, com os grandes músicos de jazz, como Benny Carter, os cinco anos de circuitos nacionais e internacionais com Toquinho e Vinícius, a gravação com Jane Duboc no Japão e o período com o grupo Pau Brasil, foram em apenas duas ou três apresentações que ele se sentiu em total liberdade, no controle da técnica, podendo se expressar perfeitamente por horas. “Não se encontra um diamante todo dia, não é?”, brinca.

A verdade é que mesmo sem sentir-se constantemente “iluminado”, como diz, o público e os profissionais da área o reconhecem como um expoente da música instrumental brasileira. Ainda assim, ele e sua esposa vivem num apartamento simples, mas aconchegante em Perdizes. São poucos e antigos os móveis, o ambiente é claro, decorado de acordo com as preferências da esposa, praticante de ioga e ayurveda, a medicina indiana. A vida de músico, financeiramente, nunca foi fácil, diz Sion ao relembrar os anos que estudara na Berklee School of Music, nos Estados Unidos, “meu pai me pagou a passagem e me mandava 200 dólares por mês”.

Atualmente a rotina do maestro consiste em dar aulas uma vez por semana, diariamente resolver assuntos da orquestra, responder e-mails, organizar repertório e contratar músicos, além disso há os ensaios, três vezes por semana, das 18h às 21h. Por ser um músico improvisador, a composição não tem grandes exigências no dia a dia, são apenas períodos específicos quando alguém ou algum órgão lhe encomendam algo. Por outro lado, o improviso exige a leitura constante, para o auto-aperfeiçoamento e a dedicação de algumas horas pela manhã para os exercícios ao piano e com os instrumentos de sopro.

“Antes eu era mais músico que professor, hoje em dia sinto-me mais professor que solista”, esta é uma realidade para muitos músicos de erudito no Brasil, mas Sion pretende destoar desta estatística. Aos 63 anos, Sion tem projetos ambiciosos como divulgar internacionalmente a música popular sinfônica da Orquestra Jovem Jobim, um projeto de composição de canções populares, aprovado pela Petrobras, um novo cd e talvez migrar para a regência de outras orquestras.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...