20 de julho de 2010

Français pour l'idiot, ou "French for dummies"

Aos que não sabem - aka, não me seguem no twitter -, estou fazendo aulas particulares de francês. Venho me  apaixonando cada vez mais pela língua. A rigidez gramatical francesa faz feliz a Nerdiniana (Nerd + Virginiana) que eu sou. Os acentos com função fonética, sempre lá, sempre claros e eficazes, muito diferente disso que teimamos em chamar de "regras de acentuação" no português brasileiro. Ah, que lindo quando as construções formais são, em sua maioria, as construções usuais. A vida é tão bonita quando vivida na claridade, quando a lógica se mostra e se entende o sentido das regras, que estas estão lá para um funcionalismo inequívoco. Sem perder a beleza, leveza e charme, claro. 

Declarações de amor a parte, para a última aula, de hoje, precisei fazer um texto descritivo sobre alguém. Não queria falar sobre mim mesma, mas não queria excluir a Adriana, minha professora, da aventura. Optei pela  amiga que fizera aulas com a Adriana e me recomendara a professora, Caroline Burle. Eu sei que o texto é bastante primário, no melhor estilo "French for dummies", mas eu achei cabível fazer essa homenagem à Carol pela boa dica. Agradecer por ter me apontado no caminho da Adriana, que é excelente (e eu passarei os contatos para quem queira aulas particulares de francês ou inglês).

Enfim, vamos a minha pequena obra prima de literatura francesa (#Not).
Caroline Burle, c'est mon amie. Caroline est inteligente et belle. Elle étudie toujours, elle veux être diplomate. Elle a 25 ans, mais elle ressemble à un enfant. Caroline est très petite et maigre. Elle est blonde et ses cheveux sont courts. Caroline ressemble à un enfant, mais elle est très mûre - parfois même vieux. Elle habite seule. Elle fait la cuisine seule. Carol aime manger des fruits et des végétaux. Elle ne mange pas de nourritures grasses, mais elle ne refuse pas des choses sucrées et des bonbons. 
Carol est belle et bien tranquille. Elle aime la musique brésilienne de Chico Buarque, Vinicius de Moraes et Vinicius Calderoni. Le soir, Carol va au Ó do Borogodó ou au Salve Jorge pour s'amuser. Caroline n'est pas pauliste, elle est née à Marília. Carol a beaucoup d'amis, c'est très facile d'aimer une personne comme lui. Carol est plus que gentil, elle est pure. Elle voit les gens meilleures que ce qu'ils sont en réalité. Ses yeux brillent quand on lui raconte quelque chose, elle est toujours interessée à nos histoires.
Caroline Burle est une bonne amie et je l'aime beaucoup. (Et maintenant je espére remporter beaucoup des cookies. Adriana aussi, parce que vous l'avez laissée!)
- - - - - - - 
Obs 1. Aproveitando que hoje é "Dia do amigo", tomem a parte pelo todo: Se sintam tão queridos por mim quanto a Burlinha.

Obs 2. Sim, eu sei que vocês querem casar com a Carol agora. O melhor é que é tudo verdade. Burle = très fantastique! Aceito currículo dos candidatos no meu e-mail particular.

Ce ça : ) Au revoir, baby.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...